A sua plataforma de conteúdo e inovação em SST
“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”
Extraordinário (Wonder), livro de R. J. Palacio.
Como professor, te convido a refletir!
A atração e a retenção de talentos, o treinamento e o desenvolvimento dos profissionais, o gerenciamento do conhecimento e a conquista de altos índices de satisfação e produtividade devem figurar constantemente entre as prioridades do negócio.
Para isso, é fundamental contar com um verdadeiro líder, capaz de inspirar, ACOLHER, incentivar, engajar, motivar e potencializar as qualidades de cada membro do time.
MAS E A AFETIVIDADE?
E A COMUNICAÇÃO CLARA E NÃO-VIOLENTA?
E A CONVIVÊNCIA PRODUTIVA?
E A VALORIZAÇÃO DOS MEMBROS DA EQUIPE?
E A ESCUTA ATIVA?
E A SUSTENTABILIDADE NAS RELAÇÕES DE TRABALHO?
E A SAÚDE INTEGRAL E A SEGURANÇA EMOCIONAL DA EQUIPE?
E AS SOFTS SKILLS (Habilidades socioemocionais)?
Em linhas gerais, os três maiores desafios a serem VIVIDOS no cenário que o mundo está experimentando, muito pelo impacto da COVID 19, são controlar o próprio ego, administrar as emoções dos demais e agir com maturidade. Expectativas estas que já fazem ou deveriam fazer parte da dinâmica de todo profissional de SST.
Parece impossível diante de tanta informação, mas é necessário, por isso, envolver a equipe na construção de meios sustentáveis que levarão aos resultados esperados, favorecendo o desenvolvimento de relacionamentos produtivos e de um ambiente que incentive o engajamento e a motivação dos colaboradores.
O “novo” líder pode cometer o erro comum de centralizar o poder, o que deixa as rotinas mais lentas e burocráticas, impactando negativamente na produtividade, no convívio e no afeto geral da equipe.
O "velho" líder, com mais experiência na gestão de equipes, muitas vezes, se depara com vícios e a famosa "carteirada", acreditando que as relações de poder devem ser explicitamente cumpridas e impostas. Não é assim tão simples alcançar esse nível de maturidade e compreensão sem ajuda especializada.
Ajuda da própria equipe.
Líderes inspiradores, motivadores, adaptáveis, bons comunicadores, gerenciadores de conflitos, planejadores, estrategistas e, acima de tudo, desenvolvedores de pessoas são realmente capazes de conduzir, orientar e influenciar equipes para que atinjam resultados extraordinários, incluindo a nossa área de SST.
Está se perguntando como?
TENHA ATITUDE POSITIVA!
REFORCE A COMUNICAÇÃO!
CONHEÇA BEM A EQUIPE!
INVISTA EM CAPACITAÇÃO!
APOSTE NOS FEEDBACKS!
FOQUE NO APRENDIZADO e
INVISTA/APOSTE/PERMITA AFETIVIDADE!
Obrigado por chegar até aqui.
Um grande abraço!
José Willams Gomes - Prof. Will
#pensandoemSST #segurançadotrabalho #sustentabilidade #ESG #criandopontes
A obrigatoriedade do uso do cinturão de segurança tipo paraquedista com trava...
A palavra sustentabilidade deriva do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar....
Este artigo é somente para aqueles que acreditam que informação e...