A sua plataforma de conteúdo e inovação em SST
A construção de ambientes de trabalho seguros exige não apenas recursos técnicos, mas um compromisso constante com a educação e o treinamento de todos os envolvidos.
Ao longo de décadas de estudos e aplicação de metodologias educacionais, entendi que a formação contínua é um processo de aprendizagem que acontece ao longo da vida e que fornece abordagens e métodos específicos para o aprendizado de pessoas que já possuem experiências de vida e profissionais. Dessa forma, uma formação contínua bem estruturada é essencial para prevenir riscos e transformar o ambiente de trabalho em um espaço seguro e produtivo. Quando as práticas de segurança são associadas ao ensino estruturado e ao desenvolvimento de competências, a cultura organizacional se fortalece, promovendo uma atuação segura e responsável entre os profissionais.
A educação, nesse contexto, é o primeiro passo para desenvolver uma mentalidade de segurança. Mais do que apenas fornecerconhecimentos técnicos, ela pode promover mudanças de atitudes e comportamentos. Pesquisas e práticas pedagógicas mostram que profissionais bem capacitados valorizam ações preventivas e têm uma visão mais clara dos riscos, o que influencia diretamente sua conduta no trabalho. Assim, a formação educacional deve ir além do conteúdo técnico, focando na transformação de mentalidades e incentivando uma postura ativa em relação à segurança e à responsabilidade coletiva.
Michael J. Burke e outros autores, em seu artigo “Relative effectiveness of worker safety and health training methods”, buscaram determinar a eficácia relativa de diferentes métodos de treinamento de segurança e saúde no trabalho. Eles utilizaram três métodos de intervenção com base na participação dos aprendizes: os menos envolventes (como palestras, folhetos e vídeos), os moderadamente envolventes (como as instruções programadas) e os altamente envolventes (como treinamento em modelagem comportamental e treinamento prático). Todos os métodos de treinamento produziram melhorias significativas no desempenho comportamental, mas à medida que os métodos de treinamento se tornaram mais envolventes, exigindo participação ativa dos treinandos, observou-se maior construção de conhecimento pelos trabalhadores e reduções em acidentes, doenças e lesões.
Nesse contexto, em treinamentos de alta performance, o conhecimento não é simplesmente transmitido pelo instrutor; ao contrário, os participantes devem ser incentivados a resolver problemas, experimentar e interagir ativamente com o conteúdo e com sua equipe. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas, à medida que os profissionais relacionam o que estão aprendendo com suas experiências prévias, questionam, testam e reorganizam seus conhecimentos ao longo do processo. O treinamento se torna, então, um espaço dinâmico de construção de conhecimento, em que os participantes se tornam protagonistas no desenvolvimento de uma compreensão mais profunda e contextualizada sobre segurança e práticas preventivas.
O aprendizado contínuo é essencial para o crescimento e o sucesso das organizações. Por isso, a capacitação da equipe deve ser encarada como um investimento estratégico, capaz de fortalecer habilidades, incentivar a inovação e promover ambientes cada vez mais seguros.
Sérgio Gonçalves
Diretor de Operações da LHR Treinamentos
Instagram: @lhrbrasil
A obrigatoriedade do uso do cinturão de segurança tipo paraquedista com trava...
A saúde mental é um tema fundamental que deve ser discutido...
O máximo que pudermos fazer para mitigar os riscos em operações...